Home Data de criação : 08/08/26 Última atualização : 11/10/17 12:20 / 15 Artigos publicados

Componentes do citoplasma  escrito em quarta 27 agosto 2008 16:49

Blog de citoplasma :O citoplasma, Componentes do citoplasma

O componente aquoso do citoplasma (cerca de 80%) é composto por íons e macromoléculas solúveis como enzimas, carboidratos, sais, proteínas e uma grande proporção de RNA. Este componente aquoso também é denominado de hialoplasma.

O hialoplasma pode ter uma maior ou menor consistência gelificada, isso dependendo das condições do meio e da fase de atividade em que a célula se encontra. Quando mais viscoso é denominado citogel. Quando mais aquoso é denominado citosol, composto por líquido em movimento. Normalmente as regiões marginais da célula são mais viscosas que o interior.

O componente não solúvel do citoplasma é constituído por organelos: mitocôndrias, cloroplastos, lisossomas, peroxissomas, ribossomas, vacúolos, citoesqueleto e outras estruturas membranares (Aparelho de Golgi e Retículo Endoplasmático).

 

permalink

Diferenças entre o citoplasma animal e vegetal  escrito em quarta 27 agosto 2008 16:56

Enquanto todas as células possuem citoplasma, células de diferentes grupos biológicos podem divergir substancialmente nas características dos seus citoplasmas. Nas células animais, o citoplasma ocupa cerca de metade do volume da célula, enquanto em células vegetais ele ocupa menos espaço devido à presença de vacúolos.

 

permalink

Função do citoplasma  escrito em quarta 27 agosto 2008 18:08

Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese proteica.

 

 

 

permalink

Hialoplasma (citoplasma fundamental)  escrito em quarta 27 agosto 2008 18:36

O hialoplasma é considerado um colóide, ora no estado de sol (fluido, como liquido), ora em estado de gel (viscoso, como gelatina). Nas regiões periféricas da célula, o hialoplasma costuma ter a consistência de gel, e é denominado ectoplasma. A parte mais interna do citoplasma é uma sol, bastante fluido, e é chamada de endoplasma.
Colóides: são dispersões, semelhantes a soluções, no entanto, nos colóides, o tamanho das partículas dispersas é muito maior do que nas soluções verdadeiras. Pelo fato de as moléculas dispersas do hialoplasma serem predominantemente proteínas, portanto macromoléculas, o hialoplasma é um colóide.
Os colóides muitas vezes se apresentam sob duas formas: o estado gel, em que a consistência é viscosa, e o estado sol, em que a substancia flui como um liquido. Um bom exemplo de colóide é a gelatina que comemos na sobremesa. Quando preparada, a gelatina é misturada a água quente. Assim que acabamos a mistura, temos a gelatina em estado sol. Porém, ao ser esfriada na geladeira, a gelatina sofre mudança gradativa em sua consistência, ficando cada vez mais viscosa. Podemos ai dizer que temos um colóide no estado gel.
Apresenta-se em estado sol (fluido) ou gel (viscoso)
Ectoplasma: região periférica (normalmente gel)
Endoplasma: região interna (normalmente sol)
Composição: água, proteínas, sais, aminoácidos, monossacarídeos etc.
Funções

  • Preenchimento
  • Sede de reações químicas
permalink

Citoesqueleto  escrito em quarta 27 agosto 2008 18:48

CITOESQUELETO

Citoesqueleto: rede de filamentos que percorre o hialoplasma.
Os microfilamentos são constituídos de uma proteína contrátil, a actina (uma deas proteínas do músculo). Os microtúbulos também são protécos, constituídos de uma proteína chamada tubulina), estes, estão ligados a vários fenômenos celulares que envolvem movimento. Assim a própria ciclose, o movimento de pseudopodes, a migração dos cromossomos durante a divisão celular e o batimento de cílios e flagelos são fenômenos diretamente relacionados com o citoesqueleto.
 
Função: movimentos celulares (ciclose, movimentos amebóides, migração dos cromossomos, batimento de cílios e flagelos)

O citoesqueleto é uma das principais estruturas da célula. O citoesqueleto só está presente nas células eucariotas. Nestas células, ele é o responsável pela variedade de formas e da execução de movimentos coordenados e direcionados. O citoequeleto, também, permite o tráfego intracelular de organelas, vesículas e fatores.

Contrariamente ao esqueleto ósseo dos vertebrados, o citoesqueleto é uma estrutura altamente dinâmica que se reorganiza continuamente sempre que a célula altera a sua forma, se divide ou responde ao ambiente.

O citoesqueleto está envolvido em inúmeras funções celulares, tais como:  contração muscular, transporte intracelular de vesículas, fatores e organelas, e segregação dos cromossomos nos eventos de mitose.

Inúmeras doenças implicam em alterações do citoesqueleto, entre elas temos a Síndrome de Duchenne e o câncer na sua fase metastática.

Há três filamentos principais compondo o citoesqueleto: os filamentos intermediários, os filamentos de actina e os microtúbulos.

 

 

 

permalink
|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para citoplasma

Precisa estar conectado para adicionar citoplasma para os seus amigos

 
Criar um blog